top of page

MINICURSOS 

As inscrições serão realizadas presencialmente entre os dias 03 e 30 de maio nos períodos da tarde e da noite. 

 

VALORES

Estudantes de Graduação: R$ 5,00

Professores: R$ 10,00 

1. Minicurso: “Vera icona”: usos sociais da imagem religiosa

Prof. Dr. Elson de Assis Rabelo (Univasf)

 

A proposta do minicurso se justifica no sentido de dar uma contribuição metodológica aos estudos históricos sobre religiões e religiosidades a partir da problemática dos usos sociais das imagens: suas demandas, formas de circulação, apropriações e leituras. Para os historiadores que estudam os fenômenos religiosos do passado e do presente, entender como eles se manifestam, se materializam ou se configuram também através das imagens pode ser uma estratégia investigativa para chegar às suas distintas interpretações por parte dos agentes e grupos sociais.

2. Minicurso: Religião, Festividades e Ritos Mortuários na Antiguidade Grega e Romana.   

Prof. Dr. Thiago Eustáquio Araújo Mota

Discentes: Jessica Dias Monteiro Cardoso/ Robson Cleiton da Luz Oliveira

Buscamos, através deste minicurso, estimular a reflexão sobre o imaginário religioso, as representações antropomórficas e antropopatéticas das divindades gregas e romanas, assim como as práticas rituais e mortuárias dos povos da Antiguidade. No universo da Cidade Antiga a boa relação com os deuses era renovada através dos rituais e das festividades reguladas pelo calendário. Desta harmonia dependia o progresso material, a fertilidade das plantações e até mesmo o sucesso na guerra. Estes povos politeístas assimilaram suas divindades a forças e atributos da natureza, uma vez que eram parte integrante do cosmo e contribuíram para a sua formação. Tratar do universo religioso dos gregos e romanos nos leva também a problematizar as diferentes posturas sobre a morte e o morrer, o culto dos ancestrais e a relação entre os monumentos e a memória. Abordar as práticas religiosas dos antigos provoca, sobretudo, um estranhamento epistemológico que nos exige problematizar e desnaturalizar certos pressupostos influenciados pela nossa herança judaico-cristã. Por sua vez, o estudo do imaginário e das condutas pagãs pode, até mesmo, viabilizar critérios de comparação e percepção das religiões politeístas de matriz africana.

3. Minicurso: O Catolicismo no Plural: interpretações das aparições marianas a partir da História Cultural das Religiões

Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura  (UPE/Campus Nazaré da Mata)

O objetivo do curso é compreender a pluralidade de interpretação do catolicismo no mundo contemporâneo e as suas diversas formas de manifestações, devoções e construções simbólicas. A partir das propostas da História Cultural das Religiões, analisaremos as construções sociais, antropológicas, religiosas e históricas das supostas aparições de Marina, tendo como principais expoentes os eventos ocorridos em Lourdes (1858) e Fátima (1917).

4. Minicurso: As expressões da espiritualidade no Medievo: entre a literatura, a arte e a arquitetura

Prof. Dr. Luciano José Vianna (UPE/Petrolina)

 

Esta proposta pretende proporcionar aos discentes participantes do evento uma introdução sobre a construção da espiritualidade no Medievo ocidental, assim como suas expressões na literatura, na arte e na arquitetura. Para isso, abordaremos uma diversidade de documentos primários (literários, artísticos e arquitetônicos), assim como bibliografia secundária, referentes ao Medievo, que abordam uma diversidade de expressões espirituais, dentre as quais podemos citar: litúrgicas, populares, da vida profana e da vida religiosa, gestuais e musicais e femininas. Dessa forma, como herdeiros desta civilização ocidental medieval, esta proposta se justifica pela necessidade do conhecimento acerca da multiplicidade das expressões da espiritualidade no Medievo, as quais, de certa forma, foram difundidas em terras americanas a partir do século XVI.

5. Minicurso:  História, Literatura e Cotidiano: sugestões temáticas e teóricas

Prof. Dr. Joachin de Melo Azevedo Neto (UPE/Campus Petrolina)

 

A presente proposta de minicurso tem como foco debater as relações entre crônicas jornalísticas e cotidiano no contexto da Primeira República. A partir de uma discussão mais ampla, em torno das relações entre cultura escrita e sociedade, buscaremos analisar como as crônicas de escritores que vivenciaram o ápice das políticas de modernização da então capital federal – o Rio de Janeiro – tais quais Lima Barreto (1881-1922), João do Rio (1881-1921) e Luís Edmundo (1878-1961), podem ser lidas enquanto testemunhos entranhados de história. Sendo assim, além do debate sobre referências bibliográficas que forneçam elementos para a reflexão em torno da relação entre ficção e história, temos o intuito de refletir sobre o lugar social de cada literato abordado e sobre as narrativas que teceram sobre cotidiano, ritos e crenças populares no panorama da chamada “regeneração carioca”.

bottom of page